6.11.12

Rios Parnaíba e Poti Clamam por socorro.

Rio Parnaíba - Teresina.

Os rios Parnaíba e Poti há décadas clamam por socorro, sem que órgãos como: SEMAR; CONAMA; CODEVASF; ETA e outros mais. Mostrem resultados satisfatórios a sociedade. - Parnaíba, já não é mais aquele rio perene de águas límpidas, onde jovens e adultos nos domingos e feriados, escolhiam suas coroas para bater papo, jogar bolas, e tomar banho no rio, e se preciso fosse beber da sua água sem a menor preocupação de contaminação.
                                                                                                            
Rio Parnaiba
Acabou! Não por falta de coroas, - rio cima rio a baixo, o que se vê é um rio praticamente parado, poucas águas e muito sujeira, um rio totalmente assoreado, cheirando mal. Aquela beira de Rio Parnaíba da ponte metálica a Eletrobrás, não dá pra andar sem uma proteção ao nariz, - em pleno centro da cidade, é vergonhoso! Ali são despejados resíduos de toda espécie que se possa imaginar, sem tratamento anterior, até mesmo óleo diesel e derivado, com a lavagem de carros a beira do rio, pois nem todos tem o tanque de filtração. Este descaso existe tanto em Teresina como pelo lado de Timon. Todos têm sua parcela de culpa com a morte do Parnaíba.

O Planeta vive um desequilíbrio ambiental e já começamos a sofre as consequências, a exemplo da estiagem das chuvas, deixando a nossa produção agrícola a nível zero. Nosso clima, conhecido como um dos mais quentes do país. Este ano já ultrapassou aos 42º C em Teresina.
Rio Poti - Teresina

Enquanto isto, Manchetes de jornais EUA, chama atenção para o desequilíbrio ambiental:
Após Sandy, meio ambiente é debatido nas eleições dos EUA.

Furacão fez mudar o modo de pensar de Michael Bloomberg, que passou a apoiar o democrata Barack Obama.
Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, declarou o seu apoio ao candidato democrata. De acordo com matéria publicada há poucas horas no site do The New York Times, o furacão o fez mudar sua forma de pensar. Em comunicado, Bloomberg afirma que o evento que devastou vidas, lares e negócios traz nova luz ao processo eleitoral. "Nosso clima está mudando. E o evento climático extremo que experienciamos em Nova York, na costa leste dos Estados Unidos e em outros países pode ou não ser resultado disso, mas o risco de realmente ser fruto das mudanças climáticas - por conta da devastação - deve ser suficiente para que os líderes eleitos tomem ações imediatas".
Boca de esgoto lançado ao rio parnaíba

     É claro, aqui no Brasil, graças a deus não tivemos caso igual ao Furacão Sandy. Porem a perda dos rios Parnaíba e Poti pode causar efeito tão devastador para teresinenses e timonenses, quanto ao efeito Sandy no nos EUA. – O que desejo e espero, é que os senhores prefeitos, vereadores, que tomam posse em janeiro de 2013, em fim, que Gestores das três esferas, cuidem dos rios com mais carinho, pois deles dependem as nossas vidas.


2 comentários:

  1. Boa tarde Batista!
    Pelas imagens,os Rios que vc citou,precisam de ajuda mesmo.Estão degradados.
    Tomara mesmo que os gestores das três esferas,apresentem uma solução viável.
    Abraços \o/

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, Batista. É uma vergonha o que fazem em nossa natureza. Grande abraço.

    ResponderEliminar