26.11.12

Sarney voltará à Presidência da República durante viagem de Dilma à Rússia

Do blog Guilherme Barros

Vinte e dois anos depois de ter deixado a Presidência da República, José Sarney vai voltar a sentar na cadeira hoje ocupada por Dilma Rousseff.

Será uma homenagem à despedida de José Sarney da Presidência do Senado.

O fato vai ocorrer de 10 a 12 de dezembro, quando Dilma Rousseff irá à Rússia em viagem oficial. Nesta mesma data, o vice Michel Temer irá aos Estados Unidos.

O sucessor natural seria o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), mas ele informou ao blog que também irá se ausentar do País propositalmente para fazer essa homenagem a José Sarney.

Maia afirmou que já teria inclusive combinado essa estratégia com Dilma Rousseff para fazer essa homenagem a Sarney. Só falta Maia escolher o local para fazer a sua viagem.

Sarney foi o primeiro presidente civil do Brasil depois de 20 anos de regime militar. Ele presidiu o País de 1985 a 1990, e seu governo foi marcado pela adoção de diversos planos econômicos com o objetivo de debelar a hiperinflação no Brasil daqueles anos. O mais marcante deles foi o Plano Cruzado, adotado em fevereiro de 1986, a primeira experiência no País para derrubar a inflação.

Hoje, o Cruzado pode ser interpretado como uma espécie de embrião do Plano Real, de 2004, quando finalmente o País conseguiu vencer o dragão inflacionário.

Sem comentários:

Enviar um comentário