3.2.13

Niède é destaque nacional: mudou história da ocupação das Américas

Niède Guidon foi destaque na mídia nacional neste domingo (3), por ser responsável por descobertas que mudaram a história da ocupação do continente americano. O seu trabalho no Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, defende que os primeiros homens a chegarem na América o fizeram há cerca de cem mil anos.


“A Serra da Capivara é um lugar único no mundo. Os homens que aqui viveram há cem mil anos deixaram marcas de sua passagem e permitiram descobertas que mudaram completamente as ideias sobre a origem e antiguidade do homem americano’, disse a arqueóloga brasileira.
De acordo com o site de notícias G1, as descobertas da arqueóloga não provocaram mudanças só no campo arqueológico, o cenário do local de pesquisa também mudou muito desde os anos 80, quando a região não tinha estradas, luz ou água. “Ela conseguiu concretizar, pela primeira e única vez, um sítio arqueológico que recebe pessoas do Brasil e do mundo e que beneficia a população local”, diz Pedro Paulo Funari, historiador, arqueólogo e antropólogo.
A antropóloga e professora emérita da Universidade de Chicago, Marcela Cunha, comenta que o trabalho de Niède foi extraordinário. “Ela tem uma característica que poucos têm, uma grande generosidade intelectual, por isso sempre conseguiu aglutinar tantos pesquisadores ao redor dela”, ressalta.
(Fonte: G1)

Sem comentários:

Enviar um comentário