23.2.13

Rosário Bezerra está entre as 13 mulheres negras mais influentes do Brasil

Segundo pesquisa divulgada nessa quinta-feira (21) pelo Instituto da Mulher Negra, a vereadora Rosário Bezerra (PT) está entre as 13 mulheres negras mais influentes da política brasileira. A parlamentar petista ocupa o 11º lugar no ranking da pesquisa, que foi realizada no Congresso Nacional, nas 27 assembleias legislativas do País (incluindo o Distrito Federal), além das câmaras municipais de todas as capitais.
O histórico da luta da vereadora petista em favor das comunidades afrodescendentes é extenso. Como membro do Núcleo de Pesquisa sobre Africanidades e Afrodescendência Ifaradá, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ela faz estudos sobre as questões raciais em Teresina; é autora do livro “Socializando para ser negro ”, publicado no Salão do Livro do Piauí, em 2007, no qual trata dos embates da família, da escola, do adolescente negro e sua participação na sociedade; e realiza, desde 2011, sessão especial na Câmara Municipal de Teresina em homenagem ao Dia da Consciência Negra para fomentar a discussão sobre os direitos dos afrodescendentes. 
A vereadora Rosário Bezerra agradeceu o reconhecimento do Instituto da Mulher Negra e promete ainda mais trabalho para a melhoria das condições dos cidadãos por ela representados na Câmara Municipal de Teresina. 
“Fico lisonjeada por saber que uma instituição séria e reconhecida nacionalmente acompanha o nosso trabalho. Vamos continuar trabalhando para promover uma maior diversidade de ideias nos parlamentos nacionais, na busca de condições iguais para todos, especialmente para o povo de Teresina”, afirma a parlamentar.
Maria do Rosário de Fátima Bezerra Rodrigues nasceu na cidade de União - PI. É bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Como parlamentar, tem atuado de forma permanente na fiscalização das ações do Executivo Municipal. É presidente da Comissão de Direitos da Mulher e autora da lei 4.034, de 20 de agosto de 2010, a Lei Antifumo de Teresina.
Outras mulheres de referência na política nacional também foram citadas na pesquisa, como Benedita Sousa da Silva Sampaio, a primeira mulher negra a assumir uma vaga no Senado Federal, e a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Acessepiauí.

Sem comentários:

Enviar um comentário