26.6.13

Audiência Pública abre Semana de Enfrentamento às Drogas

Luciano Leitoa na Semana de Enfrentamento às Drogas Ilícitas
O prefeito Luciano Leitoa participou na manhã desta quarta-feira (26), de audiência pública na Câmara Municipal de Timon, atividade de abertura da Semana de Enfrentamento às Drogas Ilícitas. A audiência tratou do combate e enfrentamento às drogas ilícitas, um problema social que atinge milhões de pessoas em todo o país. Na ocasião, foram articuladas ações que serão desenvolvidas ou fortalecidas pelos diversos órgãos, setores e agentes da sociedade civil organizada para a prevenção ao uso de entorpecentes.

Após parabenizar a iniciativa da Câmara em instituir a Semana de Enfrentamento às Drogas Ilícitas, Luciano Leitoa ressaltou a importância da atuação da prefeitura na contribuição ao trabalho de enfrentamento às drogas e manifestou apoio irrestrito à iniciativa. “A Prefeitura de Timon fará o possível para garantir que esse trabalho de enfrentamento se amplie cada vez mais”, pontua o prefeito.

Ações da Prefeitura

Luciano Leitoa falou ainda sobre diversas ações da prefeitura que exercem influência sobre a prevenção do uso de drogas, o tratamento de dependentes químicos e o combate ao tráfico. “Exemplo disso é o melhoramento da iluminação pública e do acesso em várias ruas, facilitando a atuação da polícia no combate ao tráfico de drogas”, explica Luciano.

Outras iniciativas da prefeitura também contribuem para que a procura por drogas diminua cada vez mais. Exemplo disso é o investimento em educação, como forma de prevenir que crianças tenham contato com as drogas. Segundo a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso, “o apoio a projetos como o “Atleta na Escola” e o “Mais Educação” contribuem para um trabalho educacional mais eficiente, pois incentiva à prática esportiva e amplia a permanência na escola, afastando a criança e o adolescente das ruas”, comenta a secretária. 

O secretário de Assistência Social, Lázaro Martins, destacou a importância da espiritualidade no tratamento de dependentes químicos e enfatizou que o governo municipal apoia essa discussão e garante a execução de ações que possibilitem um maior controle social e, consequentemente, a diminuição da problemática das drogas.

Também é de extrema importância a atuação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através do Centro de Atendimento Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), considerado pelo Ministério da Saúde um dos melhores do estado do Maranhão. “Através do CAPS-Ad, procuramos minimizar os danos que as drogas ocasionam à vida dos usuários”, afirma o secretário da SMS, Marcio Sá. Durante o evento, o secretário  disse que é importante o trabalho conjunto para ajudar as pessoas que sofrem com o mal das drogas. "Nós, como Secretaria de Saúde, nos disponibilizamos no que for possível para minimar os males causados pela dependência química".

Programação

A programação da Semana de Enfrentamento às Drogas Ilícitas prossegue amanhã (27), com exibição às 19h, no Centro de Treinamento Wall Ferraz, do documentário "Fortaleza noiada, a selva de pedra", de Preto Zezé, presidente nacional da CUFA (Central Única das Favelas) e na sexta-feira (28), com palestras simultâneas nas instituições de ensino da rede municipal. 

(Secom).

Sem comentários:

Enviar um comentário