22.8.13

Timon está elegível a ganhar Centro POP e Residência Inclusiva

Pactuação para Centro POP
Depois de conseguir a reinserção da cidade de Timon no circuito federal e estadual para pleitear cofinanciamentos federais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assistência Social (Semdes), começa a se preparar para instalar no município um Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e uma residência inclusiva. Após articulação junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB), o município está elegível a receber financiamento para manter os dois serviços.

O secretário da Semdes, Lázaro Martins, explica que o Centro POP funciona como local de acolhimento e encaminhamento de pessoas adultas em situação de rua, e está no âmbito da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Neste espaço, serão proporcionadas vivências para o alcance de autonomia, da inclusão no mercado de trabalho e da participação social, além do encaminhamento dessas pessoas a outros atendimentos, como é o caso de dependentes químicos, que serão encaminhados para o devido tratamento.




Diagnóstico

Para receber o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, a Semdes já está realizando um diagnóstico socioterritorial, identificando as áreas de concentração e trânsito da população em situação de rua, o perfil e as especificidades dessa população e o mapeamento da rede de serviços, considerando a realidade local. 

Já a residência inclusiva irá acolher pessoas com deficiência que não possuam nenhuma assistência nem condições de se manter. A residência inclusiva será adaptada, com estrutura física adequada, para receber pessoas com deficiência. O local disponibilizará equipe especializada e metodologia adequada para prestar atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas.

Fonte: SECOM / TIMON

Sem comentários:

Enviar um comentário