30.9.13

Governador entrega títulos de terra a 43 famílias no município de Joca Marques

A execução e georeferenciamento dos imóveis rurais custaram cerca de R$100 mil

Glenda Uchôa

Govenador entrega titulos de terra em Joca Marques (Foto:Thiago Amaral)
Com o título de terra, documento que assegura aos agricultores o acesso às políticas públicas estaduais e federais, 43 famílias do município de Joca Marques, localizado ao Norte do Estado, comemoram a nova etapa com a garantia do direito a terra. O governador Wilson Martins entregou os títulos à população durante solenidade no povoado de Chapada do Pinto, na sexta-feira (27).

Para a conclusão da iniciativa, o Governo do Estado, através Instituto de Terras do Piauí (Interpi), realizou o georeferenciamento de cerca de 95 hectares de terra, aplicando recursos na ordem de R$ 100 mil.

“É uma alegria sem fim, hoje eu me sinto aliviado. Há mais de três anos lutava por esse título, agora, eu vou ter mais segurança para plantar e viver na minha terra”, afirma Miguel Profirio, 34 anos, um dos agricultores beneficiado pela entrega do documento.

Govenador entrega titulos de terra em Joca Marques( Foto: Thiago Amaral)
O título de terra de Miguel se soma aos mais de 260 títulos já entregues nas regiões de Joca Marques, Luzilândia e Madeiro. “Esse momento é de extrema importância. Já entregamos cerca de 260 títulos aqui na região para agricultores familiares que estão sendo regularizados em uma área de nove mil hectares”, relata a coordenadora fundiária do INTERPI, Regina Lourdes.

João Carlos, agricultor de 26 anos, disse que com a aquisição do título, o trabalho com a terra e a criação de animais vai ser aumentado. É o mesmo caso de Nazaré Cardoso, que é lavradora e realizou o sonho de ter a certificação da terra que mora desde criança.

“Esse título de terra é fundamental. Agora, as pessoas que tinham insegurança quanto a terra passam a serem proprietárias, com um patrimônio familiar que pode ser passado de pai para filho. Nossa intenção é dar segurança e tranquilidade a essas famílias”, ressalta o governador Wilson Martins.

Governo do Estado do Piauí

1 comentário:

  1. Olá Batista! Vim conhecer seu blog e gostei muito, como é maravilhoso realizar sonhos, principalmente quando se trata de pessoas que lidam com a terra, levando uma vida mais dura, talvez... Sua presença no meu blog não passou despercebida e vim te deixar esse forte abraço e saudações de boas vindas ao meu recanto. Hasta!

    ResponderEliminar