26.9.13

Sistema de Monitoramento Eletrônico da Sejus está em pleno funcionamento

A unidade conta com uma equipe de cerca de 20 agentes penitenciários treinados

Jádna Luz
Tornozeleiras para presos em liberdade vigiada
 (Foto:Kalberto Rodrigues)
A Unidade de Monitoramento Eletrônico da Secretaria Estadual da Justiça encontra-se em pleno funcionamento. A unidade conta com uma equipe de cerca de 20 agentes penitenciários treinados para monitorarem os reeducandos em medidas cautelares, determinada pelo Poder Judiciário.
O Sistema de Monitoramento eletrônico é disponibilizado pela Secretaria Estadual da Justiça, em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça, destinado a cumpridores de pena em regime aberto, semiaberto, prisão domiciliar, liberdade condicional, saída temporária e medidas cautelares, para evitar encarceramento desnecessário.
Estruturada por equipamentos modernos, a Unidade de Monitoramento Eletrônico da Sejus é composta por nove computadores, dois notebooks, duas TVs de 50 polegadas, um roteador, software, sistema de internet e mesas para reunião.
O setor de monitoramento é formado por uma equipe de agentes plantonistas, coordenadores, gerente de monitoramento e uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social e assessor jurídico que são responsáveis pelo atendimento dos reeducandos.
As tornozeleiras eletrônicas são controladas por canal GPS, conectadas via satélite com monitoramento realizado 24 horas.
Inicialmente são disponibilizadas 500 tornozeleiras, que possibilitará ao Estado uma economia de cerca de R$1.120 mensais por detentos, já que o Estado gasta por mês, aproximadamente R$1.700 por pessoa.
“Essa é uma economia muito grande para o sistema e o Piauí é um dos estados pioneiros a adotar esta medida. Além disso, estamos evitando que presos de menor potencial ofensivo entrem no sistema penitenciário”, ressaltou Henrique Rebelo, secretário Estadual da Justiça.
Juízes participarão de treinamento sobre o uso das tornozeleiras
Os magistrados piauienses irão participar no dia 30 deste mês, de um treinamento sobre a utilização das tornozeleiras e o perfil dos detentos que poderão ser beneficiados por esse recurso.
Governo do Estado do Piauí

Sem comentários:

Enviar um comentário