6.11.13

Não existe Governabilidade sem um Projeto de Governo; sem Capacidade de Governo, e sem Apoio Político

Por Batista Santos

Tem sido frequente pessoas avaliar seu gestor como péssimo, e/ou lhe atribuir notas abaixo da média, isto, principalmente quando seus interesses são contraídos. Essa não seria a forma correta de avaliar um gestor -, mas acontece! Para dirimir duvidas, apresentarei a questão de forma sintetizada, como funciona a gestão publica.

“Não existe Governabilidade sem um Projeto de Governo; sem Capacidade de Governo, e sem Apoio Político”. Mas o que seria isto? Digo que; Projeto de Governo, seria um plano, a plataforma política do ator social focada na credibilidade, na sociedade -, um plano pra “fazer acontecer”! Capacidade de Governo, (ou governança). É saber lidar com recursos, (saber governar) com sua equipe de governo. Havendo Governança, certamente haverá Apoio Político, ou seja, a Governabilidade será proporcional ao Apoio Político.

No inicio do mandato, a Capacidade de Governo começa baixa, indicando que a equipe do governo, em geral, não sabe governar. Já o Apoio Político se inicia positivo, em alta, indicando que a equipe do governo, conta sempre no início com aprovação daqueles que os elegeu, porém, se a equipe dirigente não possui suficiente Capacidade de Governo, ela demorará em começar a governar de fato. Com isso, o Apoio Político em geral, tende a diminuir, se verá reduzido pela incapacidade da equipe de satisfazer aos interesses da população. Nesta situação, o Governo terminará de fato, antes do término previsto. Ou então, para manter a Governabilidade, a equipe terá de reduzir o seu Projeto de Governo, ou seja, mudar a situação previamente existente, adequar o plano de modo a obter Apoio Político e forças conservadoras.

Desta forma, é natural o Ator Social, de inicio ter Apoio Político em alta, (mesmo porque, uma boa parte destes, tem interesse em participar do governo), o que nem sempre é possível -, e aos poucos, passam a retirar esse apoio, também pelas medidas necessárias a adaptação, no intuito da concretização do Plano de Governo. - Porem, a Governabilidade só será conseguida, com a realização do Projeto de Governo, com Capacidades de Governo -, também, manter Apoio Político! Do contrario, esse Ator, não estará governando, e dificilmente conseguirá a reeleição, ou fazer seu sucessor.

Sem comentários:

Enviar um comentário