10.2.14

Timon é pioneira em ouvidoria digital

Imagem: Divulgação
O município de Timon será o primeiro no país a adotar um sistema de ouvidoria digital a partir do uso do aplicativo De Olho na Cidade, desenvolvido para celulares da plataforma Android.

Outras cidades já utilizam ferramentas semelhantes mas o pioneirismo de Timon decorre do sistema ter sido criado na região, por professores e alunos da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, liderados pelo prof. pós-doutor em Ciências da Computação, José Bringel Filho, que é presidente da Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação de Timon – ATI. 

A união entre conhecimento, ciência e política propiciou o ambiente ideal para que um produto “nativo” pudesse sair do laboratório de pesquisa OPALA da UESPI, e ser testado para aproximar o poder público dos cidadãos.


 Igreja Matriz de São José, Timon - contro
O prefeito de Timon, Luciano Leitoa, é um entusiasta da ideia e acredita que a cidade pode se beneficiar com a iniciativa: “criar um mapa de demandas públicas é um caminho para a transparência e para a pedagogia política”, afirma, pois também, segundo ele, “envolve a população com o sentido das prioridades e da capacidade financeira para resolver os problemas da cidade”.
Algumas dessas preocupações foram discutidas na entrevista que Bringel Filho deu à rádio CBN, juntamente com outros estudiosos do tema.
(Com informações  do Blog do John Cutrim)

Sem comentários:

Enviar um comentário