21.9.14

Após ato com Sarney, candidatos apoiados pelo ex-presidente no MA caem nas pesquisas

Raimundo Garrone, O Globo
Ex-presidente José Sarney: apoio a Lobão Filho e Gastão Vieira, que caíram nas
 intenções de voto 
- Ailton de Freitas / Agência O Globo


SÃO LUIS — O candidato do PCdoB, Flávio Dino, ao governo do Maranhão ampliou a sua vantagem sobre o segundo colocado, o candidato do PMDB, Lobão Filho, e aparece 21 pontos percentuais à frente do concorrente, segundo pesquisa Ibope divulgada neste sábado pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo no estado. O instituto também registrou empate técnico na disputa ao Senado entre o ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), e Roberto Rocha (PSB).
As quedas dos candidatos apoiados família Sarney ao governo e ao Senado ocorreram na mesma semana em que o senador fez sua estréia em um ato de campanha, onde pediu votos para Gastão Vieira e Lobão Filho. Sarney até o momento não participou da propaganda eleitoral na TV e no rádio para nenhum dos dois candidatos.
Pelo novo levantamento do Ibope, Dino aparece com 48% das intenções de votos, contra 27% de Lobão Filho. Os outros quatro candidatos não chegaram a 1%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Na pesquisa anterior do instituto, divulgada dia 6 de setembro, Flávio Dino tinha 42% e Lobão Filho, 30%. Os votos brancos e nulos subiram de 5% para 8%, e os que não sabem ou não souberam responder representam agora 18% ao invés dos 16% registrados anteriormente.
Na briga pelo Senado, o Ibope aferiu empate técnico na disputa ao Senado entre o ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), que aparece com 26% das intenções de voto, e Roberto Rocha (PSB), com 24%. Na pesquisa anterior, Vieira havia sido apontado como o nome preferido de 29% dos eleitores e Rocha, o de 19%.
A pesquisa Ibope foi realizada entre os dias 17 e 19 de setembro com 1.204 eleitores, e foi registrada no TSE sob o protocolo 00696/2014 e no TRE-MA sob o número MA 00052/2014.
DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA
O Ibope levantou também as intenções de votos do eleitor maranhense entre os candidatos à Presidência da República, e registrou a oscilação de Dilma Roussef (PT) de 59% para 60% e de Aécio Neves (PSDB) de 5% para 6%. A candidata Marina Silva (PSB) apresentou queda além da margem de erro: de 24% foi para 19%.

Sem comentários:

Enviar um comentário