21.7.15

Estudantes garantem melhor desempenho do Piauí na história da Obmep

Competição ajudou a mudar a realidade de muitos estudantes em todo o país


No desembarque da delegação piauiense que retornou, nesta quarta-feira (21), da cerimônia de premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), os alunos trouxeram no peito as medalhas e o melhor resultado do estado na história na competição. O Piauí é destaque nacional não apenas pelo número de medalhas, mas por todo um trabalho que vem promovendo uma revolução silenciosa pela melhoria da qualidade do ensino.

Os alunos das escolas públicas estaduais e municipais conquistaram na última educação da Obmep 93 medalhas, sendo nove ouros, 17 pratas e 67 bronzes. Além disso, cerca de 500 estudantes receberam menções honrosas pelo excelente desempenho, como explica Egnilson Moura, coordenador estadual da Olimpíada.

 “Cerca de 350 mil alunos do Piauí participaram da 10ª Obmep, em 2014, onde tivemos o melhor resultado da história. Tudo isso graças ao empenho dos professores, dos alunos, das famílias e com o forte apoio da Secretaria de Estado da Educação, que nos possibilita chegar as escolas mais distantes do Estado e mudar vidas com a matemática”, destaca.

A delegação que representou o Piauí na premiação nacional, realizada no Rio de Janeiro na segunda-feira (20), era formada por alunos de Teresina, Piripiri, Capitão de Campos, Lagoa Alegre e Cocal dos Alves, de onde também é oriundo o professor Antônio Amaral, que recebeu homenagem por seu trabalho nos dez anos de Obmep.

Um dos medalhistas de ouro é Jean Carlos, 21 anos, ex-aluno da Unidade Escolar Agostinho Brandão, de Cocal
dos Alves, que agora cursa Matemática na Universidade Federal do Piauí. “A Obmep e a minha escola abriram as portas do meu futuro. Hoje estou no curso que gosto e sou bolsista do Programa de Iniciação Científica”, relata o jovem, que conquistou o prêmio pela segunda vez.

Mais de 19 milhões de estudantes participaram da 10ª edição da Obmep. No Piauí, 100% das escolas públicas se inscreveram com um índice de 90% de participação de alunos.

Fonte: ASCOM

Sem comentários:

Enviar um comentário