28.8.15

Prefeitura de Timon entrega kits de irrigação à agricultores da Zona Rural

                                                                      Imagens: CGCOM

Promover a sustentabilidade do trabalhador rural é um benéfico que gera impacto não apenas ao próprio agricultor, mas também ao município. Nesta quarta (26/08) a Prefeitura de Timon entregou 500 metros de sistema de irrigação para moradores das localidades Mundo Novo e Boa Sorte. É a Prefeitura transformando a situação de muitas famílias.

Análio Furtado não sabe fazer outra atividade, nasceu no campo e disse que antes de receber o sistema de irrigação era preciso contar com a sorte e esperar a chuva chegar. "Com essa escassez de chuva, agora temos o condições de produzir, sem esse sistema de irrigação eu jamais teria condições de plantar qualquer coisa". Num espaço de 20x30 o agricultor cultiva Feijão, melancia, quiabo, pepino, melão e abóbora. O sistema de irrigação é por cotejamento que possui uma vazão de água necessária para o desenvolvimento das plantas.

Ir em busca de parcerias junto a órgãos federais é fundamental para que o município ganhe projeção nacional e isso está sendo possível por meio de um trabalho em conjunto entre Governo Municipal e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Para receber os kits, a Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Semdr) percorreu algumas localidades para colher interessados em participar do Projeto.

Depois de catalogados, a CODEVASF realizada uma vistoria aos locais e só então libera o material como: caixa d’água, conectores, tubos gotejadores e demais utensílios necessários. Em contrapartida, a Prefeitura percorre os povoados beneficiados distribuindo o material, instalando-os e orientando os agricultores na manutenção e manuseio do sistema de irrigação, além de doar as sementes.

                                                                                   
De um total de 49 sistemas de irrigação, 29 já foram entregues. “Nós analisamos se o terreno possui água, em seguida realizamos a limpeza e aragem da terra do agricultor para então, instalarmos todo o sistema. Já entregamos kits nas localidades Boa Sorte, Mundo Novo, Pote, Bambu e Saco e em breve entregaremos nas localidades Jacaré, Campo Grande, Carnaúba de Pedra e Pajeú e Roncador”, comentou o secretário de desenvolvimento rural, Raimundo Novaterra.

Para receber o material, as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a atender algumas exigências do programa: residir na zona rural; ter disponibilidade de água para utilização na irrigação e outros.  (Assessoria)


##

Sem comentários:

Enviar um comentário