12.8.15

Prefeitura lança planejamento da cidade para os próximos 15 anos

Lançamento será na próxima quinta-feira (13), no Palácio da Música.

A Prefeitura de Teresina lança, no próximo dia 13, a publicação AgendaTeresina 2030: A Cidade Desejada. O evento acontece às 10h, no Palácio da Música (Rua Santa Luzia, 1241, Centro/Sul) e faz parte das comemorações pelos 163 anos da cidade.

A publicação é dividida em eixos temáticos – Cidade Sustentável, Cidade de Oportunidades, Cidade de Direitos, Cidade Criativa e Governança Eficiente - e traça os rumos do crescimento de Teresina para um período de 15 anos.

“Desde o lançamento da Agenda 2015, no início dos anos 2000, a cidade de Teresina produziu inúmeros avanços: consolidou um sistema de saúde pública que é referência para os municípios piauienses e dos estados do Maranhão e parte dos estados do Ceará e Tocantins; avançou na qualidade do ensino fundamental da rede pública municipal e no atendimento às crianças em idade pré-escolar; construiu uma rede de atendimento na área de assistência social, privilegiando a inclusão e a perspectiva dos direitos da população teresinense, especialmente para mulheres e jovens; e, não menos importante, construiu alternativas de atração de investimentos, diversificação do seu setor de serviços, tendo também reorganizado o centro de nossa cidade, aliando dignidade ao comércio informal e recuperação dos seus espaços públicos, o que veio a reaquecer o comércio formal”, destacou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

De acordo com o secretário a Agenda Teresina 2030, em grandes linhas, une os objetivos de manter as conquistas da Agenda 2015 e seguir construindo uma cidade para as pessoas: ambientalmente sustentável, socialmente inclusiva e economicamente justa.

“Em 2030 teremos ultrapassado a marca de um milhão de habitantes e à agenda social que persiste, acrescenta-se para os próximos quinze anos o desafio da construção de uma cidade mais sustentável, que preserva seus rios e cursos dágua; favorece a mobilidade da população transformando seu sistema público de transporte e multiplicando os seus centros econômicos e de serviços e estimula a qualidade de vida através da qualificação dos seus espaços públicos de lazer, esporte e cultura”, completou Washington Bonfim.

A Agenda Teresina 2030 foi elaborada de forma participativa, em conjunto com as mais variadas e ecléticas instituições. Desde as públicas situadas nos três níveis de governo, as instituições privadas de grande responsabilidade social, bem como as instituições do chamado Terceiro Setor e entidades do movimento popular, sindical, classista, patronal, laboral e profissional.

“A Agenda é uma conquista da sociedade porque fala dos seus sonhos, dificuldades e ameaças e propõe ao poder público alternativas para o futuro, a fim de que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Foram consultados diversos segmentos sociais e a Agenda é a síntese das reuniões, numa projeção de que transformações ocorram até 2030. Até lá serão feitas revisões e redefinições de prioridades por representantes da comunidade teresinense”, finaliza Matias Matos, coordenador da Agenda Teresina 2030.

Fonte: SEMPLAN 

Sem comentários:

Enviar um comentário