2.2.16

Lagoa de Parnaguá atingiu 100% da sua capacidade

Há cerca de cinco anos, a maior lagoa do Piauí, localizada na cidade de Parnaguá, a 850 km da capital, iniciou um processo de seca que alarmou autoridades principalmente por problemas relacionados ao desmatamento no seu entorno e falta de chuvas. A imagem era de desolação. Com o passar do tempo, o cenário mudou e, devido ao aumento dos índices pluviométricos hoje ela já atingiu sua capacidade máxima.

A Lagoa de Parnaguá é a quinta maior do país, com 12 km de comprimento e 6 km de largura. Com as constantes secas na região e o desmatamento irregular com incêndios frequentes, ela estava perdendo forma e, no ano passado foi decretado estado de calamidade. “Estava totalmente seca. Você já viu fogo numa lagoa? Era isso que se via lá”, destaca o secretário de administração Júnior 
Rucca.

O secretário afirma que o principal fator que contribuiu para a recuperação da lagoa foram algumas ações para evitar o desmatamento e as chuvas, já que somente em 15 dias de janeiro a quantidade foi superior à média de um mês.

Nesta terça-feira (2) a Lagoa atingiu 100% da sua capacidade e a imagem é totalmente diferente do que era visto em dezembro do ano passado.

 
Imagem da Lagoa de Parnaguá em 2010

Imagem da Lagoa nesta terça-feira (2).

Imagem de outro ponto da Lagoa nesta terça-feira (2).

Fonte: cidadeverde.com

Sem comentários:

Enviar um comentário