1.4.16

Teresina e Timon assinam convênio inédito para o transporte interestadual

Solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (31), em Timon.

Créditos: Rômulo Piauilino
O prefeito Firmino Filho participou, na tarde desta quinta-feira (31), da solenidade de assinatura do convênio para o transporte interestadual entre as cidades de Teresina e Timon. A solenidade aconteceu na cidade de Timon, em frente à Prefeitura Municipal, e  contou com a presença do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, e do Ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues.

A assinatura do convênio de delegação entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT- e o Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana é uma demanda que vem sido discutida há muito tempo entre gestores.  O prefeito Firmino Filho e o prefeito de Timon, Luciano Leitoa, estiveram em Brasília reunidos com os diretores da Agência em buscar do consórcio firmado entre as duas prefeituras. No segundo semestre de 2015, foram publicadas leis municipais de Timon e Teresina que autorizam a constituição do Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana entre os municípios. 

O convênio prevê a gestão, planejamento, regulamentação e fiscalização dos serviços de transporte rodoviário interestadual semiurbano coletivo de passageiros entre Teresina e Timon. 

O prefeito Firmino Filho afirmou que o convênio vai garantir melhoria no serviço oferecido. “Essa medida vai favorecer quem efetivamente precisa do transporte público. Agora será realizado o chamamento público para as empresas, de forma que possamos oferecer um serviço de transporte de qualidade e no menor preço”, garantiu.

Firmino Filho pediu ao Governo Federal mais atenção também com as rodovias federais, já que uma nova configuração melhoraria também o trânsito dentro das cidades. “Muitos veículos pesados trafegam pelas vias urbanas e isso causa problemas na mobilidade, por isso pedimos essas melhorias, porque, assim, as cargas pesadas podem rodar fora do núcleo urbano de Teresina e Timon”, solicitou o prefeito.

O ministro Antônio Carlos lembrou que este é o primeiro convênio desse tipo realizado no Brasil e afirmou ainda que o Nordeste dá mais um exemplo para todo o país. “Além da melhoria no transporte,  o cidadão terá maior participação também no processo de fiscalização do serviço”, disse.
Na semana passada, a ANTT publicou a abertura do Chamamento Público para autorizar empresas a prestarem serviço de transporte regular interestadual semiurbano de passageiros entre as duas cidades, sob o regime de autorização especial, até finalização do processo licitatório. 

O convênio de delegação terá prazo de duração de quinze (15) anos e cada cidade deve assumir as despesas e encargos decorrentes de sua participação conforme o acordo.(SEMCOM/Teresina).

Sem comentários:

Enviar um comentário